quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais alguns degraus, mais algumas cartas....



Tomás, o blog mudou de nome... agora além de Blog do Tomás é também ...para o Tomás, ou seja, escrevo ele com a intenção de guardar e lembrar momentos que estamos vivendo e que você não está, ainda, compartilhando conosco...mas está quase lá.

Hoje fiquei com você, muito menos do que gostaria, mas fiquei muito feliz em ver que realmente, como o Dr Marcos nos avisou (não poderia ser diferente), as coisas são lentas e vão acontecendo aos poucos.

Você já movimenta os dois braços, com o esquerdo já tem movimentos intuitivos...(levar a mão em direção à boca quando vai tossir)...nas pernas já vemos também movimentos leves, mas suaves...já acompanha as pessoas com mais atenção... e pensar que ficamos "super felizes" quando você movimentou um pouco uma das mãos.... realmente nossa exigência e vontade corre sempre a sua frente.

Queremos agora o seu sorriso.... estamos com muita saudades dele, você fica muito sério....chego a ter medo, pois fazemos as maiores gracinhas e você nem se move....no máximo uma levantada de sobrancelha ou um longo piscar de olhos... vou aguardar um sorriso.

O trabalho com a fisioterapia está cada vez mais ativo, lhe colocando em contato com tudo que você gosta e teve boas experiencias...fotos, objetos, o que tiver.

O Dr Marcos comentou que você ainda fica muito agitado com estimulos externos, como palmas, barulhos, agitação.... mas por outro lado comentou que seria importante você ter visita de pessoas queridas (redundante)... todas pessoas são queridas de você. O problema é que estas visitas devem ser poucas e curtas...sem muita agitação...não consigo imaginar uma maneira de propor isso a todos que querem visita-lo.... vou aguardar sugestões... e consultar a familia. (como se eu pudesse decidir algo....rsss)

Hoje levamos o terceiro caderno..."M"... onde será anotado dados da sua vida, para que as fisioterapeutas saibam como conversar com você de maneira mais conhecida.

Quando você estava na semi-UTI a Camila, uma super fisioterapeuta, ficou sabendo que eu lhe chamava de Zézinho, que a familia de Tum, que a Laura de Tomate....e que os amigos, e principalmente as amigas...lhe chamavam simplismente de R...e comentou...." - A partir de hoje só vou me dirigira ao Tomás por R...".

7 comentários:

  1. É incrível como, mesmo com tão poucas manifestações do To, percebemos como características próprias da sua personalidade estão aí. Bem educado, coloca a mão na boca ao tossir e continua se manifestando com a sombrancelha, marca muito forte da sua expressão!
    To, lógico que sempre queremos mais e eu também quero ver o seu sorriso! Mas quando paramos pra pensar vemos que as coisas se tornam normal para nós sem nem percebemos. Outro dia comemorávamos você ter aberto o olho. Foi uma alegria misturada com frustração já que demorou para alguém conseguir ver os tais olhos abertos que nos diziam. Quando vimos eram meio abertos. Hoje, isso já é do cotidiano e seus olhos estão cada dia mais focados. Vejo que o processo é tão lento que só percebemos se pensarmos pelo que já passamos. E assim vamos nos acostumando com esse novo ritmo que a vida nos impôs. Saudades imensas! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. R querido!!!
    A cada descrição do seu tio, ia imaginando a cena...os movimentos, a mão na boca ao tossir...mas quando ele falou na sobrancelha...NOSSA...meus olhos encheram de lágrima...isso é você...e o significado é: GENTE! ESTOU AQUI!!!...Aos poucos você está se apropriando do seu corpo e equilibrando todas as partes para se harmonizarem. Vejo seu processo como a apresentação de uma orquestra. No início, muito sutilmente, os instrumentos se afinam...depois quando se harmonizam, entra o maestro e vem uma sinfonia...e o que ouvimos emocionados é fruto de um intenso trabalho.
    Quanto às visitas, minha sugestão é limitar o número de visitas ao dia, preconizar que deve-se falar pouco (manter contato pelo olhar, que é o sentido mais aguçado até agora) e rapidamente sair. Seria mais ou menos como a visita da Laurinha. É lógico que a fila será enorme, mas o Tho, a Ju, enfim, os amigos mais próximos, podem orientá-los, na escolha dos inscritos...sim, porque quando abrirem as inscrições vai ser mais ou menos como prova da fuvest...Muita concorrência.
    Saudade, R, você continua sendo meu queridinho e sentirá isso quando nossos olhares se encontrarem. Um abraço muito afetuoso

    ResponderExcluir
  3. É isso, Sofia! Ele tem avançado muito! Fico imaginando o tamanho do esforço necessário para reaprender coisas tão básicas que a gente já esqueceu como faz, como levar a mão ao nariz....talvez seja algo parecido com quando estamos anestesiados ou com o braço "dormindo" e que ele não obedece nossos comandos. Imagine o que é isso o tempo todo e a gente ter que achar o caminho para "conversar" com o braço para ele entender de novo o comando de levantar....é como ter que reabrir um caminho, uma estrada que foi soterrada por uma avalanche....e ele tem feito isso sozinho, de certa forma, tem cavado dia a dia para encontrar de novo este caminho, esta estrada. Este tem sido o trabalho do Tomás diariamente. E ele tem feito!!!! Isso é o mais importante!

    Eu tenho uma sugestão para as visitas: Marcos, voce poderia conversar com os médicos e definir a quantidade de visitas por dia, de quanto tempo e definir períodos. Por exemplo: 2a feira meia hora pela manhã, 3a feira meia hora à tarde, etc. E montamos uma agenda que pode ficar no quarto. quem quiser, liga lá e agenda a ida com quem estiver de plantão. Assim, acho que conseguimos o possível e o necessário...
    beijos
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Sabe que dá uma sensação muito boa ver que o 'direcionamento' do Blog mudou, Marcos?
    Vendo este post escrito diretamente para o R - e não só como um meio de comunicar aos amigos 'sedentos' por informação as evoluções dele - mostra que de fato ele está voltando, que está cada vez mais perto.

    E vc tá voltando, R! Muito bom ler essa notícia da movimentação das sobrancelhas - sempre muito expressivas...hahaha.
    Continua assim que todo mundo tá com muitas saudades!
    Beijones!

    ResponderExcluir
  5. Vem Tomás Vem!!!!!
    Por enquanto vou te visitando por aqui...
    Beijão Menino!!!

    ResponderExcluir
  6. as sombrancelhas mais expressivas desse mundo!

    ResponderExcluir