segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tomás 60 graus....três tempos

A coisa não é facil não, há três semanas estavamos preocupados com a pressão intra-craniana, o nível de oxigenio no cérebro, duas "antenas" com fibra ótica controlavam estes parâmetros o Tomás estava deitado em um colchão que diminuia a temperatura dele.... tinha o pulmão perfurado por uma costela... tudo era um mundo novo, parâmetros novos, perspectivas incertas...e o tempo passa...

Hoje, três semanas após o acidente, entram no quarto os fisioterapeutas com uma prancha hidráulica, colocam o Tomás na prancha, devidamente imobilizado e começam a inclinar....20, 30, 40, 50, 60 graus....quase 90... tudo isso para o corpo lembrar que "a vida acontece mais na vertical que na horizontal" para "as pernas sentirem que tem que suportar o peso" enfim...para tudo ir aos poucos entrando no lugar...mesmo ele ainda estando inconsciente... hoje durou 40 minutos...vai aumentando...

É isso ai...foram 21 dias mas somente 3 tempos (nosso tempo agora é semana - lembrem-se !).
No primeiro tempo ficamos felizes pq o cerebro parou de inchar, no segundo tempo ficamos felizes porque o Tomás ia sair da UTI e agora no terceiro tempo estamos felizes porque ele já acompanha algumas coisas com os olhos e até vira um pouco a cabeça.... por hora somente para o Papai... (não é Tomázzziii ?!).

Vamos em frente porque "O Tempo Não Para"....Cazuza (video ao lado)

PS - estes "felizes" do terceiro parágrafo poderiam ser entre aspas.... pois a tristeza ainda é grande, mas pelos momentos vividos, podemos deixa-los sem aspas.

13 comentários:

  1. Nossa Marcos! Como você é rápido. Mal li e você já fez correções!
    Saiba que este blog tem feito parte do nosso dia e tem sido uma maneira de estar mais perto de vocês e de saber as novidades e conquistas do Tomás. Quando entrei hoje, éramos 15 pessoas online pensando e compartilhando esse blog tão especial.
    Continuamos rezando por ele e por toda a família. Sejam fortes e confiantes!
    Beijos com carinho
    Mônica, Esteban, Lucas e Martin

    ResponderExcluir
  2. O tempo não para e vamos subindo a escada... Devagar, mas sem parar... Nosso castelinho de cartas continua sendo reconstruído... Continuamos aqui, em oração, bons pensamentos, boas energias... Como é bom poder acompanhar por aqui cada etapa e comemorar cada conquista!
    Beijos para todos vocês... Com muiiitooo carinho!!
    Márcia, Marina e Pedr

    ResponderExcluir
  3. Marcos,
    Agora o tempo é outro e continua passando... a favor da recuperação do Tomás. Vamos em frente com a ajuda dos poetas que nos falam sobre o tempo de forma tão brilhante.

    ResponderExcluir
  4. Álvaro Leopoldo e Silva8 de junho de 2010 12:25

    "Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado"Roberto Shinyashiki.
    Tomás, somos muitos sonhando com sua recuperação mesmo que ela demore um pouco!
    Muita força para todos nós!!
    Álvaro Leopoldo

    ResponderExcluir
  5. Marcos, o tempo agora demora a passar tamanho é o nosso desejo de ter o Tomás de volta. Mas ele vai voltar e um dia a gente vai sentar numa roda, quem sabe em volta de uma fogueira no sitio, e lembrar...e aí veremos que o que fica na memória é a felicidade profundamente sentida a cada passo, cada degrau, a alegria nascida das pequenas grandes conquistas deste dia-a-dia, as descobertas de cada um e de todos, o azul do céu que fica mais bonito no dia que ele está melhor, o amor, a amizade, as delicadezas, gentilezas, o humor de que somos capazes no meio desse turbilhão....isso viveremos! e estamos vivendo!
    beijos
    Aninha
    PS estive muuuuuuito gripada e fora de combate, mas amanhã estarei aí!

    ResponderExcluir
  6. Para Tomás e todos os seus familiares(alguns que tive o imenso prazer de conviver e conhecer) quero deixar a mensagem de que o futuro depende sempre da nossa força, do nosso querer e da nossa garra de hoje, e que, por mais caminhos tortos, por mais estradas conturbadas, é preciso acreditar sempre que no fundo tudo vai correr bem, e que o nosso coração, amor e união, comandam o nosso futuro.

    Muita garra Tomás, vocês vão conseguir e tudo vai dá certo!

    ResponderExcluir
  7. Querido Marcos

    Falando em tempo que não para, permita-me uma sugestão de outro clipe: "Paciência" de Lenine. http://letras.terra.com.br/lenine/47001/ .
    A vida não para!

    Grande beijos a todos

    Guilherme e Pati

    ResponderExcluir
  8. Tomás, cotinuamos por aqui (eu e todos seus ex-professores do Santa), o tempo todo torcendo e te acompanhando!!!!

    ResponderExcluir
  9. marcos essa idéia do blog é maravilha para os amigos da familia, imagino para a própria...está de parabéns por cria-lo e mante-lo, beijos a todos da Vavy

    ResponderExcluir
  10. É impressionante como se vê o Tomás no olhar do Henrique. Eu e Ju nos emocionamos...
    É buscando o olhar do pai que o R se reconhece, é no afeto desses olhos que encontra os caminhos, é no amor que se fortalece!!! Este é um grande passo.
    Um abraço afetuoso a vocês, de uma família que ama este menino e lhes deseja muito equilíbrio nos novos tempos e cada vez mais conquistas, para sentirem os corações preenchidos de alegria.

    ResponderExcluir
  11. Siomara e família9 de junho de 2010 14:54

    Tomás, querido, estamos nós aqui torcendo muito por você e acreditando mesmo que em breve poderemos nos ver... Eu, minha mãe, irmãs, o Chico, acompanhamos diariamente este blog para saber de você, presença constante em nossas orações...O Gui, nem se fala... Vc sabe que nesses anos todos, com vc sempre presente em casa, na praia, no sítio, aprendemos a amá-lo, conhecendo seu bom coração, sua meiguice e amizade. Amamos você como a um filho, neto, sobrinho, de verdade... vc é uma unanimidade, Tomás. Te amamos, torcemos muuiiittto por vc, querido. Que Deus esteja sempre contigo. Até breve!

    ResponderExcluir
  12. Marcos, continuamos aqui torcendo muito e acompanhando cada melhora do Tomas!! Vai dar tudo certo, sim! Bjs e abs, Claudia e Fabio.

    ResponderExcluir
  13. Já é o segundo dia que sonho com esse menino de pé (até dançando ele já apareceu)! Bom saber que cada vez mais, mesmo que com passinhos de formiga, isso vai se tornando realidade...
    força R!
    beijos, cá.

    ResponderExcluir