quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uma visão mais objetiva

Tomás,

A Thaís tem ficado com você no rodizio, um periodo por semana. Como todos nós também acompanha e sente sua evolução, faz comentarios. Existe uma diferença entre ela e nós outros que é o fato de ela ter formação em fisioterapia, ou seja, o que ela vê vai além da mistura que nós sentimos (ver+querer)....ela consegue separar o que viu de fato do que queria ver....não sei se ficou claro.... faço estes comentarios para transcrever um email que ela mandou para o Henrique e Maria Claudia, deixando aqui como um registro...veja abaixo...

Henrique, Maria Claudia,´

Depois que nos falamos ao telefone, fiquei com a impressão de que devo algumas explicações "técnicas" para vcs. Talvez assim vcs entendam meu otimismo com a reabilitação do Tomás.

Tanto eu quanto a fisio que realizou a terapia de terça ficamos muito felizes porque ele colaborou com a sessão. O sistema nervoso se organiza/reorganiza a partir dos estímulos que recebe. Ao relaxar a mão todas as vezes que lhe foi solicitado, Tomás mostrou que está entendendo e foi capaz de gerar uma resposta adequada. MAS, nas entrelinhas, ele contou algo fundamental para nós: ele teve a sensação que vinha do músculo e foi capaz de DISTINGUIR quando estava tenso ou relaxado. A partir daqui, começamos a falar não apenas de sensação mas de processamento cognitivo!!!!! Para atender ao estímulo, uma série de processos cognitivos ocorreram: atenção, interpretação da sensação muscular, seleção (qual a resposta a dar) me mória (como se faz isso) etc. Assim, se ele for capaz de processar estímulos, como demonstrou na terça, ele insinua fortemente ter ferramentas para lidar com o problema. E se não bastasse ele nos contar que sente e percebe ele ainda foi capaz de exercer algum controle voluntário sobre a musculatura a ponto de gerar uma resposta motora.

Entendem porque fico tão feliz quando o vejo? Imagino que para vocês tudo seja muito lento, muito discreto. Mas o tempo da reabilitação é outro e neste tempo, tudo o que Tomas esboça é pleno de significados. Confiem nele e não deixem que o medo de estarem vendo coisas que não existem, o medo de se iludir/criar falsas expectativas limite a comunicação com ele. A turma da reabilitação tem o treino para interpretar a linguagem corporal. Mas vocês tem o principal: o amor e a intuição.

Deixem isso rolar solto.

Um grande abraço,Thais ( com todas as energias positivas do Angel e do Bernardo)

2 comentários:

  1. Tomás,
    você está rodeado de pessoas muito especiais e que te amam muito. Tem quem pense no sol, quem pense nos seus objetos e afetividade, quem pense e reconheça todos os seus passos e seus significados. Além lógico de uma torcida movida pelo amor.
    Tum, leve o tempo que levar estaremos aqui nesta torcida cada vez mais organizada, de deixar qualquer torcida do Brasil ou do Corinthians com inveja. Não tenha pressa, chegue com calma!
    beijos afetivos

    Ah,"VIAJO PORQUE PRECISO VOLTO PORQUE TE AMO!"

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por compartilhar o seu otimismo !

    ResponderExcluir