terça-feira, 30 de novembro de 2010

ÚLTIMAS NOTICIAS DO COMPLEXO DO ALEMÃO (Henrique)

Cada vez fica mais difícil trazer para o blog noticias frescas do Tomás. Ele agora está em sua casa, com uma vida mais reservada, com uma rotina mais privada...em fim com uma vida mais “normal”...

O mais importante é saber que ele está evoluindo.....o que os médicos sempre afirmaram e é onde ficam amarradas muitas de nossas alegrias, eperanças e certezas, é que o importante é a continuidade de uma evolução....isso não pode parar...isso sim é importante. Sabemos todos que o processo é MUITO lento.....e o importante é NÃO PARAR.

Ontem – com a ajuda de Beto Maia – tiramos do Henrique algumas declarações que trazem um pouco de “ÚLTIMAS NOTICIAS”....então aqui vão elas...

1. Ele deixou de usar fraldas neste final de semana (ficava sempre perguntando “desde quando usava fraldas” ou se chegou a deixar de usar e depois “voltou a usar fraldas” e “porque voltou”... Aí ficou com as respostas na cabeça e passou a perceber que não é “normal” se usar fraldas (só ele usava!). Aí resolveu sempre pedir para ir ao banheiro. Deu certo. Só à noite ainda estamos acordando ele de madrugada para evitar escapadas.

2. Ele está percebendo que tem limitações motoras (antes não se dava conta, inclusive que tinha dificuldades de andar. Passou a perceber que o lado direito está comprometido e bem pior do que o esquerdo.

3. Está se dando conta que não lembra do dia anterior. Que não lembra de nada. Ou seja. Um grande avanço pois “lembra que não lembra”. Fica inconformado de ter entrado na Poli há dois anos e não se lembrar disso. Tem preocupação em não vir a reconhecer os amigos da Poli. Não sabe como será voltar pra faculdade sem se lembrar de nada. Só pensa atualmente que “ é uma droga não lembrar de nada”.

4. Começa a fazer hidroterapia hoje no Einstein (já que deixou de usar fraldas). Este final de semana entrou na piscina de casa e conseguiu se movimentar muito bem dentro da água. Até tomou um solzinho!

5. Está jogando xadrez (o que segundo o Dr. Marcos é especialmente boa notícia, porque denota preservação integra da parte frontal do cérebro).

6. Ontem a Maria Claudia conversando com ele sobre a engenharia, ele falava que estava aflito pois não lembrava de nada que tinha aprendido nestes dois anos... Aí a MC perguntou: não lembra de nada mesmo? E ele respondeu... Que só lembrava do “integral de seno”!!! ... coisa que nem a Marica Claudia a talvez nem o Beto Maia lembrem!...Inacreditável!!!

NOTICIAS FRESQUINHA: Hoje (30/11/2010) ele começou a se lembrar do dia de ontem! (disse que falou com a pituka no skype e que ela estava em “dia de faxina” no apto dela”

E isso ai....a MINHA impressão é que a memória dele é igual um ombro congelado, quando vemos como está não vemos como pode voltar ao normal....mas conforme os dias vão passando e vamos trabalhando (junto com uma boa fisioterapeuta) vemos que tudo vai voltando....

5 comentários:

  1. EXCELENTES NOTÍCIAS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fabio e Maria Eugenia30 de novembro de 2010 16:23

    Quem nao sabe que a integral de seno (x) é -coseno (x)?

    Parabens Tomas, emfrente e avante!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais notícias, sempre boas, sempre melhores!

    O pensamento positivo de todos deve estar fazendo diferença. Vocês merecem tudo de bom!

    Mig

    ResponderExcluir
  4. Tum,
    SÓ BOAS NOTÍCIAS.
    se dar conta de tanta coisa não deve ser fácil, mas faz com que você, mais do que sempre - pois já fez muitoo- possa ser ativo na sua recuperação. Vá em frente!!! Estarei sempre, sempre ao seu lado!
    beijos de sua madrinha e admiradora.

    ResponderExcluir
  5. EU AMEI PQ OS PULICIAS SÃO UM BANDO DE PRIGISOSO SO ASIII ELES TRABLHÃO

    ResponderExcluir